domingo, 18 de fevereiro de 2024

Gostos literários •| Desabafo | •

 



Pessoas são diferentes e com isso os gostos também e isso é normal. Eu por exemplo tenho os meus gostos, posso até ser chata com isso, mas é algo meu. Por exemplo, não gosto de originais no geral, mas tem um porque.


Fantasia  É uma história que exige muita criatividade na minha opinião. Criar mundos imaginários, escrever sobre seres, não é pra qualquer um. Quando é pra descrever seres como fadas, elfos, é fácil, quero ver criar uma criatura do zero.


Você cria o ser, tem que dar as características dele, descrever sua origem... Quem escreve esses tipos de histórias tem que se atentar que o personagem existe apenas na sua cabeça e ocupar um capítulo inteiro [pior ainda ser o capítulo for grande] só pra descrever sobre o personagem é muito cansativo e irritante de ler. Agora imagine você ser obrigado a escrever 20 comentários nesse capítulo? Onde - lembrando que - o capítulo inteiro é só descrevendo o personagem? 😣


Policial Outro tópico que não me atrai, pois imagine você ler sobre um assassino, sobre tudo o que ele faz e tem aquele personagem policial que fica igual a um louco tentando descobrir por meio de pistas, algo que você tem que detalhar bem e ter coerência para que nos capítulos seguintes  essas pistas façam sentido. 


Eu gosto de ler 👉🏼 ROMANCE 👈🏼


Pode até ser na temática fantasia ou policial, mas o foco é o romance!! Eu por exemplo, tenho personagens que são médicos, descrevo eles trabalhando, mas o foco é o romance e não sobre a profissão!! Eu não sou médica, não vou estudar a finco sobre medicina só pra escrever algo tão certinho assim. Posso pegar uma coisa ou outra e só.


Do mesmo modo que eu não gosto de história de época, mas se tiver um romance que chame a minha intenção [independente dos personagens] eu vou ler, agora não queiram me empurrar algo que eu não goste, que não me atraia que pra mim não roda.


Tipo [não briguem comigo], mas eu não sou Army, mas gosto de ler Fanfics do BTS por exemplo. Outro exemplo é que cheguei a ler uma Fanfic de Fantasia do Tokio Hotel, tinha todo um mundo imaginário, com seres mágicos, [inventados ou não] a diferença é que os personagens criados da cabeça da autora tinham imagens e ela não focava 1 capítulo inteiro só pra descreve-los.


Você escritor tem que entender que o tema que você resolveu explorar é gosto seu, os personagens estão na sua cabeça, então se vocês não vão colocar imagens do que vocês estão tentando descrever fica difícil imaginar e até mesmo comentar.


Um exemplo, tô lendo uma fanfic onde o escritor está narrando sobre um determinado personagem, das coisas que ele pode fazer, das coisas que ele está aprendendo a fazer. Sinceramente eu não tinha o que comentar, pois como eu disse o personagem e suas ações, características estão na cabeça dele e quando fui ver os comentários estavam dizendo que lembrava muito Naruto... Eu nunca assisti Naruto caralho! Como vou comparar algo que eu nunca vi? 😩


Então quando você escritor quiser que alguém apareça na sua Fanfic, lembre-se que você escreve algo da sua bolha, você tem que divulgar o seu trabalho para pessoas que gostem das coisas que você gosta, para poder entender o que você está escrevendo. Fico imaginando alguém não gostar de Saga Crepúsculo por exemplo e ser obrigado a ler uma Fanfic na temática.


Então se você [leitor] não gosta de certa temática, apenas ignore e segue o baile, pois Fanfic é o que não falta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário